Home Notícias Maioria no STF vota por tornar Aécio réu por corrupção passiva e obstrução de justiça

Maioria no STF vota por tornar Aécio réu por corrupção passiva e obstrução de justiça

0

Com quatro dos cinco votos já anunciados, a maioria da 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) votou por receber a denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), sob acusação crimes de corrupção passiva e obstrução de Justiça. Se a peça for aceita ao fim da votação, o senador se tornará réu pela primeira vez.

O voto do relator do inquérito, Marco Aurélio Mello, foi acompanhado pelos ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luis Fux. Faltam votar os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes. A denúncia contra Aécio, sua irmã Andrea Neves e outros dois acusados, baseada na delação de executivos do grupo JBS. Apenas se houver o recebimento da peça é que se instaura oficialmente uma ação penal em que os réus serão julgados.

Os ministros consideraram que há indícios suficientes para converter a denúncia em ação penal. A defesa do senador nega a prática de qualquer irregularidade. Antes, a 1ª Turma rejeitou questões preliminares das defesas que propunham a nulidade das provas e o desmembramento do inquérito para instância inferior no caso dos parentes do senador, e aceitou como válida a gravação feita pelo empresário Joesley Batista de conversa com Aécio.

O processo chegou ao STF em maio do ano passado. Há ainda um segundo inquérito contra Aécio, oriundo da delação da JBS.  Outras cinco investigações contra o senador foram abertas com a delação da Odebrecht e chegaram ao Supremo em março do ano passado.

Fonte: UOL