O Guia do Estudante listou oito sites que disponibilizam milhares de livros para download, tanto em português quanto em outras línguas. Confira:
Lançado pelo governo federal em 2004, o portal Domínio Público traz também livros em coleções – como a obra completa de Machado de Assis, ou a Divina Comédia traduzida -, e permite que o usuário pesquise dentro do acervo de música do portal.
A Feedbooks, francesa, tem tanto livros em domínio público quanto obras originais disponibilizadas por seus autores (de graça ou pagas). Livros em inglês.
A Biblioteca Brasiliana, da Universidade de São Paulo (USP), tem digitalizados quase 4 mil livros, manuscritos, periódicos e imagens de acervo histórico. Dá para acessar documentos antigos, livros dos séculos 18 e 19, além de uma série de mapas e ilustrações históricas.
O acervo digital Obras Raras, disponibilizado pela USP, também traz milhares de livros raros de séculos anteriores, de todas as partes do mundo, além de coleções de jornais antigos.
A Open Library faz parte do projeto Internet Archive, que oferece acesso gratuito e ilimitado a todo conteúdo digital disponível e de uso público, desde filmes, livros, música, até conteúdos históricos em geral, com a intenção de prevenir que esse conteúdo seja perdido. Assim, a Open Library também possui um enorme acervo de livros para download, mas vai além, catalogando também livros que ainda não estão acessíveis em domínio público.
A Cultura Acadêmica é um selo da Editora Unesp, pertencente à Universidade Estadual Paulista (Unesp). O catálogo do site é composto por livros acadêmicos de várias áreas do conhecimento, muitos deles disponíveis para download gratuito em PDF.
O Project Gutenberg é o primeiro acervo digital de livros do mundo, fundado em 1971, e oferece livros em várias línguas (inclusive em português). Também faz parte do Internet Archive.
O Universia Livros é promovido pela Universia, rede de cooperação universitária da América Latina. Atualmente, tem vários livros de domínio público disponíveis, incorporando também livros de autores que desejem distribui-los gratuitamente.
Fonte: Guia do Estudante