Proprietários de restaurantes, bares e lanchonetes de Belo Horizonte estão proibidos de disponibilizar saleiros nas mesas dos estabelecimentos. Lei com esse teor foi sancionada, nesta terça-feira (11), pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB). A medida objetiva desestimular o uso excessivo do sal, um dos causadores da hipertensão, derrames e problemas cardiovasculares. Conforme determina a norma, porções individuais do produto serão oferecidas apenas sob demanda de clientes.
A Lei 10.982, originada pelo projeto lei 1195/14, do vereador Tarcísio Caixeta (PCdoB), prevê o pagamento de multa em caso de descumprimento da determinação. O valor da sanção deverá ser estabelecido pelo Executivo municipal dentro de 60 dias.
Segundo justificativa apresentada pelo parlamentar, ações que visam diminuir ou inibir o consumo excessivo do sal nos alimentos “é de vital importância à saúde da população”. “O consumo excessivo do sódio [um dos componentes químicos do sal] é apontado por diversos estudos como importante fator causal de hipertensão”, ressalta o vereador. “O brasileiro consome, em média, 2,5 vezes o limite máximo estipulado por médicos e nutricionistas. São estatísticas realmente assustadoras”, avalia.
A determinação passa a valer em todo território municipal a partir de hoje.
Fonte: Bhaz