A ONG Transparency, especializada em acompanhar índices de corrupção pública em diversos países dos cinco continentes, liberou nesta semana o ranking global de nações mais corruptas em 2015, de acordo com informações registradas em seu banco de dados.
Desta vez, o Brasil aparece na posição 76, de 167 países pesquisados. Em 2015, éramos o 69º lugar. Alguns países africanos — com índices inferiores de desenvolvimento humano — aparecem em posições melhores que o Brasil. Namíbia, Botsuana e São Tomé e Príncipe são alguns deles.
Entre os menos corruptos, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Nova Zelândia e Holanda. Completam o top 10 a Noruega, Suíça, Cingapura, Canadá e Alemanha. Conforme esperado por muitos especialistas no assunto, os mais desenvolvidos são os menos corruptos, o que demontra de forma prática o quanto a corrupção pública prejudica o desenvolvimento de nações como o Brasil, por exemplo.
Abaixo você confere a lista com os 10 mais corruptos do mundo. Vale ressaltar que quanto menos pontos os países têm, mais corruptos são, de acordo com a Transparency:
1º Lugar
Somália (8 Pontos)
2º Lugar
Coreia do Norte (8 Pontos)
3º Lugar
Afeganistão (11 Pontos)
4º Lugar
Sudão (12 Pontos)
5º Lugar
Sudão do Sul (15 Pontos)
6º Lugar
Angola (15 Pontos)
7º Lugar
Líbia (16 Pontos)
8º Lugar
Iraque (16 Pontos)
9º Lugar
Venezuela (17 Pontos)
10º Lugar
Guiné-Bissau (17 Pontos)
A lista completa pode ser acessada aqui.