Home Notícias Comissão de Trabalho da Câmara aprova cota para mulheres em concursos na área de segurança

Comissão de Trabalho da Câmara aprova cota para mulheres em concursos na área de segurança

0

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reserva às mulheres 25% das vagas oferecidas nos concursos na área de segurança pública. Foi aprovado o Projeto de Lei 6299/16, do deputado Cabo Sabino (PR-CE).

Pelo texto aprovado, a reserva de vagas a candidatas constará expressamente dos editais dos concursos públicos, que deverão especificar o total de vagas correspondentes à reserva para cada cargo ou emprego oferecido.

Na hipótese de não haver número suficiente de candidatas aprovadas para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelos demais aprovados, observada a ordem de classificação.

A medida não se aplicará aos concursos cujos editais já tiverem sido publicados antes da entrada em vigor da lei.

Atividades-fim
Relatora no colegiado, a deputada Gorete Pereira (PR-CE), que já havia relatado a proposta pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, voltou a defender o texto.

Para Gorete Pereira, ainda hoje a inserção de mulheres na área tem ocorrido principalmente em funções administrativas e de relações públicas, consideradas atividades-meio, e não atividades-fim da polícia. “Nada mais justo que, a fim de corrigir essa distorção, o Estado passe a reservar vagas em concursos públicos para o ingresso das mulheres na área de segurança, como policiais civis, militares, federais, rodoviárias federais, polícias científicas, agentes prisionais, guardas municipais e dos corpos de bombeiros militares”, disse.

Tramitação
O projeto ainda precisa passar pela análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Da Reportagem
Edição – Pierre Triboli
Fonte: Agência Câmara